domingo, 31 de dezembro de 2017

Feliz 2018




Que nunca te falte um sonho pelo que lutar, um projeto para realizar, algo que aprender, um lugar onde ir, e alguém a quem amar... Feliz Ano Novo!

sábado, 23 de dezembro de 2017

Feliz Natal


É tempo de união, paz e reflexão... É tempo de acreditar e transformar o mundo num lugar onde todos os nossos sonhos se tornem realidade. Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!
Sãos as Felicitações da Família Fuaspec. 

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Maia Júnior recebe comissão de negociação do ISSEC



Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado do Ceará (Fuaspec) participaram, nessa quarta-feira (20), na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), de uma reunião para o consenso sobre a proposta de revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Ceará (Issec).

O encontro reuniu o secretário da Seplag, Maia Junior, o superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado (ISSEC), Olavo Peixoto, e os coordenadores do Fuaspec. A reunião foi requerida pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).  O titular da pasta relatou ter conhecimento do assunto e, na ocasião, também informou que o Estado está disponível para construir um novo ISSEC. O secretário expôs pontos sobre a previdência e remuneração do servidor público.

Por fim, ficou decidido um novo encontro com Maia Junior, previsto para dia 25 de janeiro, quando técnicos do Fuaspec apresentarão a elaboração de uma proposta de gestão unificada da autarquia.  

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Fuaspec cobra reunião com Governador para tratar da Reposição Salarial e reestruturar Issec


Coordenadoras do Fórum Unificados das Associações e Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) cobraram na manhã dessa quinta feira, 14, no Palácio da Abolição, uma reunião emergencial com governador do estado, Camilo Santana. Os lideres sindicais aguardam um posicionamento do executivo  desde o dia 30 de novembro, quando houve ato realizado pelo fuaspec para exigir a reposição salarial dos servidores públicos, as perdas estão calculadas em 20,22%, segundo o estudo técnico do Fuaspec,  além da reposição os representantes sindicais e associativos buscam, também, uma solução para reestruturar o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec)
Durante a espera, os coordenadores do Fuaspec, tomaram conhecimento de uma solenidade que acontecia no Palácio da Abolição com a presença do executivo, mas, foram proibidos de entrar no evento,  segundo  a segurança do palácio a ordem veio do próprio Governador, o que causou indignação aos coordenadores do Fuaspec.
Por fim, após quatro horas de espera, o Fuaspec foi recebido pelo Chefe da Casa Civil, Nelson Martins , que prometeu mediar uma reunião com Camilo Santana, mas ainda sem data definida .


quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Fuaspec entrega proposta de revitalização do Issec




Coordenadores do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará (FUASPEC) entregaram, na tarde dessa quarta-feira 6, no Instituto  de Saúde  dos Servidores  Públicos do Ceará  (ISSEC) a proposta de revitalização da autarquia. O estudo técnico econômico foi debatido nas reuniões do Fuaspec durante todo o ano de 2017.
Os representantes das respectivas entidades foram recebidos pelo superintendente do Issec, Olavo Peixoto. Ao fim da reunião, Peixoto assinou documento e prometeu encaminhar ao Palácio da Abolição. A reunião foi acompanhada pelo deputado Carlos Felipe.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Servidores Públicos protestam em frente ao Palácio da Abolição



Cerca de 600 servidores públicos estaduais protestaram na manhã desta quinta-feira, 30, em frente ao Palácio da Abolição, contra as perdas salariais já acumuladas em 20, 22% e repasses emergenciais para a revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Ceará (ISSEC).

Mais uma vez a arbitrariedade foi bastante discutida no local, visto que, os manifestantes, inicialmente, não conseguiram levar um carro de som. Um trio elétrico foi proibido de passar no quadrilátero de segurança do Governador, uma determinação da própria casa civil do Palácio da Abolição. Mesmo assim,  lideres sindicais e associativos conseguiram após uma hora de protesto negociar a entrada de um carro de som, ampliando a voz dos trabalhadores que estavam sendo proibidos e ameaçados de terem o carro rebocado caso desobedecessem.

No final, a comissão do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos  dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec ) foi atendido pelo  secretario, Nelson Martins. Porém, não houve qualquer avanço de negociação já que o Secretario se posicionou contra a reivindicação das categorias que, baseados no estudo técnicos do Fuaspec reivindica uma reposição salarial de 20,22%.

Veja mais algumas imagens do Ato: 










terça-feira, 28 de novembro de 2017

Fuaspec convida servidores para mobilização do dia 30/11

O fórum Unificados das Associações e Sindicato dos Servidores Estaduais do Ceará (Fuaspec) convida todos os servidores, ativos e aposentadas, para participar da grande mobilização que acontecerá na próxima quinta-feira, 30/ 11 às 08:00 hs. Em frente ao Palácio da Abolição. As reivindicações como: Reestruturação do Instituto de Saúde dos Servidores (ISSEC) e perdas Salárias de 20,22% serão pautas lembradas na mobilização.

Veja nosso vídeo convite, aguardamos todos vocês! 



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Fuaspec cobra medida emergencial para revitalização do Issec




O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fuaspec) cobrou um posicionamento ao superintendente do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). A reunião aconteceu nessa sexta-feira (24), no prédio onde funciona o setor burocrático da autarquia. Os coordenadores reivindicam a revitalização do Issec, propondo, inclusive, o aumento do repasse governamental, mas, também, a contribuição financeira do servidor.
Ainda sobre o atendimento, os lideres sindicais e associativos, propuseram o atendimento de qualidade na capital e no interior, sem limites de consultas e exames. O Governo, nesse caso, conforme a proposta de revitalização deverá aplicar no mínimo 0,68% da receita corrente líquida ou R$ 120 milhões com um índice de revisão anual.Por fim, os coordenadores do Fuaspec, solicitaram uma reunião com ISSEC, Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e Casa Civil do Governo do Estado.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Centrais sindicais promovem Dia Nacional de Paralisação




Centrais Sindicais promoveram na manhã desta sexta-feira ,10, o Dia Nacional de Paralisação pelo fim do trabalho escravo e contra as reformas da Previdência e Trabalhista ,cujas novas regras entram em vigor neste sábado (11). Cerca de 20 mil pessoas se concentraram na Praça da Bandeira, no centro de Fortaleza, onde percorreram diversas ruas como General Sampaio, Major Facundo, finalizando o ato em frente o Fórum Autran Nunes.

Entre as mudanças que entrarão em vigor amanhã, estão ; parcelamento de férias,fim do imposto sindical obrigatório, Inclusão da jornada intermitente, terceirização regulamentada, entre outros. No ato, os trabalhadores relembraram os Deputados que votaram a favor das mudança, e afirmam que mobilização como está são fundamentais para mudança no pais.


Representantes do Fórum Unificados das Associações dos Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará (Fuaspec) que também participaram do ato, aproveitaram a ocasião para convidar diversas entidades para próxima mobilização,organizada pelo Fórum, que aconterá na próxima terça-feira (14), na Assembleia Legislativa.




Servidores públicos lançam Campanha Salarial e cobram reposição de 20,22%


Os líderes sindicais e associativos encerraram o lançamento da Campanha Salarial dos servidores públicos estaduais requerendo uma audiência com o governador Camilo Santana. Na ocasião, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) prometeu encaminhar a solicitação dos trabalhadores. O parlamentar também sugeriu que a pauta fosse discutida com os secretários Nelson Martins, chefe da Casa Civil, e Maia Júnior, titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado – Seplag.

Os coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) expuseram a situação financeira do Estado e criticaram o posicionamento do coordenador de gestão de pessoas da Seplag, Fábio da Silva Miranda. A critica veio do professor Lúcio Maia, diretor do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-CE), e responsável pelo estudo técnico que apontou as perdas salarias de 20,22%. “O companheiro do planejamento só falou das despesas, mas é necessário falar dos dois lados da moeda. O deputado pode até intermediar essa audiência para que discutam conosco o que nós pretendemos”, completou Maia.  

O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), Valdemiro Barbosa, ressaltou a importância da coletividade e convocou os servidores para o próximo evento do Fuaspec, no dia 14 de novembro, quando haverá uma caminhada saindo da Assembleia Legislativa ao Palácio da Abolição. “Se tiver cinco mil pessoas nessa caminhada do dia 14 tenho certeza que o governador recebe os sindicatos”, disparou Barbosa.

Os servidores recordaram que há dois meses, as empresas terceirizadas contratadas pelo Estado ingressaram com uma ação no Tribunal de Contas requerendo o repasse da inflação para cumprimento dos contratos, “enquanto que o servidor é penalizado sem reajuste justo”, disse Eliene Uchoa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE). A sindicalista cobrou um posicionamento aos 46 deputados da Casa Legislativa, já que a revisão geral anual está assegurada no artigo 37, X da Constituição Federal.

Além da reposição salarial de 20,22%, os integrantes da mesa cobraram a regularização do atendimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e a realização de concurso público. No último tópico, os diretores da Associação dos Servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Hilda Nepomuceno e Daniel Lima se lembraram da deficiência de pessoal na Secretaria do Trabalho, dado reconhecido pelo parlamentar.


Por fim, Rita de Cássia Gomes, coordenadora geral do Fuaspec, destacou situações vivenciadas pelo servidor que, de maneira geral sofre com a falta de pessoal nas repartições, além das perseguições e atos de assédio moral. Rita de Cássia também criticou o valor do salário base dos trabalhadores “que são massacrados diariamente”, concluiu.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Revitalização do Issec é pauta de reunião no Palácio da Abolição



Na tarde dessa terça- feira, 7, coordenadores do Fórum Unificados das Associações e Sindicato dos servidores Estaduais do Ceará( Fuaspec), através do requerimento do deputado estadual, Carlos Felipe,  (PCdoB) estiveram reunidos no Palácio da Abolição, onde foram recebidos pelo secretario Nelson Martins, chefe da Casa Civil, a fim de definirem táticas para revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Na reunião, o Fuaspec  mostrou estudos técnicos já debatidos no ano corrente, inclusive com o próprio secretario.

Os coordenadores relembraram os repasses dos últimos anos, tendo em vista que o orçamento de 2014 era R$; 114 milhões, e deveria atualmente está em R$: 144 milhões. Sendo assim, para estabilizar a situação do Issec, os servidores propuseram contribuição de 1%  calculado  no salário base dos trabalhadores, chegando assim à margem dos R$: 160 milhões

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Fuaspec convida servidores para o lançamento da Campanha Salarial 2018



No próximo dia 9 de novembro, às 14h, na Assembleia Legislativa do Ceará (Complexo das Comissões), o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) lançará a Campanha Salarial 2018. Na ocasião, será divulgado o índice de reposição salarial reivindicado pelos trabalhadores e apresentada uma análise técnica sobre as finanças estaduais. Convocamos todos os servidores públicos a se fazerem presentes!

veja o convite feito pela Coordenadora geral, Ritinha Bacana !




segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Servidores finalizam detalhes para lançamento da campanha salarial 2018



Manhã de discussão entre coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará  no Sindicato dos Fazendários, local escolhido para debater os últimos tópicos da Campanha Salarial 2018. O evento está agendado para o próximo dia 9 de novembro, às 14 horas, na Assembleia Legislativa.


Ainda na reunião, a comissão responsável pela pauta expôs detalhes da mobilização do ato que será realizado no dia 14 de novembro. A revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará e a cobrança pela realização da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) continuarão como pautas prioritárias pelo Fuaspec.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Coordenadores do Fuaspec definem mobilizações e lançamento da campanha salarial


Na manhã dessa quarta-feira (25), coordenadores do Fuaspec deliberaram pelas ações de mobilizações em defesa da reposição salarial, bem como em prol da revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), pautas que foram amplamente debatidas nas principais regiões do Estado nas caravanas realizadas pelo Fuaspec.

A reunião aconteceu na sede da Associação dos Servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (ASSTDS), mas ainda haverá um novo encontro para os ajustes finais da campanha salarial.    

Vejam como ficou definida a agenda:

Dia 30 /10 (segunda-feira)
Horário: 09 horas
Local: Fundação Sintaf
Objetivo: Organizar detalhes da Campanha Salarial dos Servidores Públicos Estaduais e o  Dia Estadual de Mobilização em prol do Issec e contra as perdas salariais.

Dia 9/11 (Quinta-feira)
Audiência Pública sobre Campanha Salarial 2018.
Horário: 14 horas
Local: Assembleia Legislativa

Dia 14/11 (terça-feira)
Dia Estadual de Mobilização em prol do Issec e contra as perdas salariais de 20,22%
Local: concentração: Assembleia Legislativa
Horário: 08 horas
Segue com ato em frente ao Palácio da Abolição (caminhada).

CAMPANHA SALARIAL SERÁ LANÇADA NO DIA 9 DE NOVEMBRO


Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira (24), na Fundação Núcleo de Tecnologia industrial do Ceará (Nutec), onde definiram pontos para o lançamento da campanha salarial 2018, prevista para o dia nove de Novembro, às 14 horas, na Assembleia Legislativa.

Os coordenadores presentes na reunião ressaltaram a importância de uma mobilização, convocando as bases das respectivas entidades associadas. Serão distribuídos, blusas, faixas e panfletos para intensificar a divulgação da campanha.

A coordenadora geral do Fuaspec, Ritinha Bacana, lembrou que o Fórum realizou viagens ao interior e, nessas idas às principais regiões do Estado, o servidor foi comunicado sobre o lançamento da campanha salarial. Em alguns municípios, trabalhadores se posicionaram favoráveis ao apoio.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Fuaspec discute possível criação de Federação Nacional


Coordenadores do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos servidores Estaduais (Fuaspec) estiveram reunidos, na manhã dessa segunda-feira (23), na Sede do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/Ce) discutindo a possível criação da federação nacional, que visa legitimar as lutas do Fuaspec.

As Federações são entidades de segundo grau situadas acima dos sindicatos das respectivas categorias. Para criar uma federação é necessária a representação mínima de cinco sindicatos, conforme art. 534 da CLT. A federação deve representar a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões.


Sendo assim, os lideres classistas pontuaram a necessidade das respectivas entidades associadas ao Fuaspec ter uma representação jurídica com visibilidade ampliada. Ao fim da reunião, foi proposto um amadurecimento dos representantes em suas bases.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Caravana itinerante Fuaspec

Na sua terceira viagem, o Fórum Unificado da Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará estiveram em Iguatu, Cariri, Juazeiro e Crato.
São mobilizações como essas que nos tornam mais fortes!

Veja algumas imagens da terceira caravana!




quarta-feira, 18 de outubro de 2017

III Caravana Fuaspec reúne servidores em Iguatu


A caravana do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) está na sua terceira cidade, dessa vez em Iguatu, região centro sul do Estado. Na manhã dessa terça-feira (17), os servidores estiveram reunidos na Emater, onde esclareceram as principais duvidas sobre; revitalização do Issec, projeto casa própria e campanha salarial 2018.


Já na manhã desta quarta-feira (18), a caravana seguirá ao município de Juazeiro do Norte onde estão reunidos desde às 9h, na escola Amália Xavier, nº468 e , seguirá ao Crato, na Escola EEFM Irineu Pinheiro, 305, bairro Pimenta, às 14h.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Fuaspec realiza seminário sobre Campanha salarial 2017-2018



Na manhã desta segunda-feira (16), coordenadores do Fórúm Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram reunidos na sede da Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf,  onde ocorreu o seminário sobre Campanha Salarial 2017-2018. Na apresentação, o professor e diretor de organização do Sintaf, Dr Lúcio Maia, baseado nos estudos financeiros , explicou que o Estado do Ceará tem 3,3 bilhões em caixa, deixando evidente que as justificativas dadas pelo titular da Fazenda, secretario Mauro filho, são contraditórias diante dos valores apresentados nos estudos.

Ainda no seminário, os coordenadores deliberaram como será apresentação da campanha, na Assembleia Legislativa,marcada para o 26 de Outubro, assim como mobilizações para fortalecer o evento. Já nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 respectivamente, o Fuaspec  viajará para Iguatu e região do Cariri onde intensificará as pautas sobre a campanha salarial, revitalização do Issec, Projeto casa própria e reforma da previdência .

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Comissão do Fuaspec prepara proposta de revitalização do Issec



A comissão do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC), formado pelos coordenadores do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec), estiveram reunidos na manhã dessa segunda-feira (09), na sede do sindicato Mova-se, onde discutiram a atual situação da autarquia. Na reunião, ficou acertada que o servidor contribuirá com 1% do seu salário, sendo que o Fuaspec cobrará R$ 120 milhões ao governo do Estado para revitalização do Issec .
As propostas foram apresentadas nessa terça feira, no período da tarde ao superintendente da autarquia, Sr Olavo Peixoto.


Veja também a agenda atualizada do Fuaspec , deliberada da assembleia de segunda –feira (09).


Ato adiado
10/10 às 10:00 – Ato em prol da Reunião da MENP adiado.       

Mudança de horário: 11/10 às 14 horas. Reunião Comissão Central de Combate ao Assedio Moral. Local: SEPLAG

16/10 às 9:00 – Seminário Campanha Salarial 2018. Local: SINTAF

17/10             - FUASPEC ITINERANTE: Reunião em Iguatu

18/10             - FUASPEC ITINERANTE: Reunião na Região do Cariri

23/10             - Reunião dos Sindicatos/Federação


26/10  :Campanha Salarial na Assembleia Legislativa

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Fuaspec Informa






Na manhã desta quinta-feira (5), no Mova-se, acontece a reunião com os coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais  ( Fuaspec) . A pauta versa sobre a viagem itinerante à região do Cariri e elaboração de proposta sobre a revitalização do Issec. A data para a reunião da comissão do Issec será dia 09 de outubro, segunda-feira, às 09 horas, no Mova-se.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fuaspec define pautas que serão tratadas com servidores do interior



Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram reunidos nesta quinta-feira (28), na sede da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), ajustando as pautas que serão tratadas na viagem a Região do Cariri.

Ficou definido que os trabalhadores lotados em Juazeiro do Norte, Crato e cidades vizinhas serão visitados entre os dias 17 a 19 de outubro, quando debaterão sobre a campanha salarial 2018, assédio moral e Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec).

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Agenda Fuaspec


Deliberações da reunião do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) , que aconteceu na manhã desta quinta feira (28), na sede do Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec)

Atenção para as datas!
* Dia 03/10 : Cobrar do deputado Elmano como anda a negociação com os demais deputados sobre uma solução para a revitalização do Issec. Local: Assembleia Legislativa. Horário: 08h30. 
*Dia 05/10: reunião interna da comissão da campanha salarial. Local e horário à  confirmar. * 
*Dia 10/10: ida dos  representantes do Fuaspec na Seplag em cobrança a Menp
*Dia 11/10: Reunião da comissão do assédio moral. Local: Seplag, às 10 horas.
 *Dia 16/10: Seminário da Campanha Salarial. Local: Sintaf. Com data e horário a ser confirmados.
* Dias 17 a 19 de Outubro: Caravana de viagens do Fuaspec de Iguatu a Crato.
* Dia 23/10: Reunião das entidades sindicais sobre a criação de uma federação que representa os servidores públicos estaduais. Local: Anexo Sinpol. Horário 9 horas.
*Dia 26/10: Lançamento Oficial da Campanha Salarial

 Local Assembleia Legislativa. Horário a confirmar.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Fuaspec delibera caravana com destino à região do Cariri cearense


Dando continuidade a pauta sobre as viagens itinerantes do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará (FUASPEC), os coordenadores estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira (21), na sede da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (ASSEEC) para avaliar os pontos positivos das caravanas realizadas até o momento.
Na ocasião, os coordenadores expuseram que as viagens unificam os trabalhadores lotados nas demais regiões, além de mobilizar a população para eventuais ações que possam ocorrer no serviço público. Sobre o esse ponto, todos deliberaram que a caravana na região do Cariri deverá ocorrer entre os dias 17 a 20 de outubro.
A revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISEEC) foi mais uma vez debatida pela coordenação, uma vez que busca uma estratégia emergencial. “Vamos bater na mesma tecla, esse assunto é emergencial”, disse Ritinha Bacana, coordenadora geral do Fuaspec. Por fim, ficou acordado também  que o lançamento da campanha salarial 2018 deverá ser entre os dias 24 a 26 de outubro, na Assembleia Legislativa.


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Caravana do Fuaspec chega ao município de Baturité



A situação do Instituto dos Servidores do Estado do Ceará foi debatida nessa quinta-feira (14) com servidores de Baturité. Dessa vez até os estudantes acompanharam o discurso dos coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec). Ainda esta semana, a coordenação esteve na Assembleia Legislativa conversando com os parlamentares sobre o possível colapso da autarquia. Há meses que o Fuaspec conversa com a base sobre os dados repassados pelo gestor da autarquia, Olavo Peixoto, que revelou que só tem verba para pagar as despesas até o mês de setembro. 


A caravana do Fuaspec visitou os trabalhadores de Itaipoca, em um primeiro momento, foi ao município de Baturité e, já planeja uma viagem à região do Cariri cearense. Os coordenadores tentam aproximar os funcionários públicos das ações que são realizadas em Fortaleza, mas que beneficiam diretamente todos que estão inseridos no serviço público estadual.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Deputados estaduais usam a tribuna em defesa do Issec



Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) acompanharam na manhã desta quarta-feira (13), na galeria do Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, o discurso de alguns parlamentares em defesa do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado. No 1º expediente da Casa Legislativa, os deputados Cap. Wagner (PR), Fernanda Pessoa (PR) e Carlos Felipe (PCdoB) utilizaram a tribuna e, pediram recursos orçamentários para as despesas da autarquia até o fim do ano.
Já no 2º expediente, foi à vez do deputado Heitor Ferrer utilizar a tribuna, sendo favorável aos trabalhadores. O discurso foi assistido pelo televisor exposto na entrada do Plenário, visto que os coordenadores e servidores da base foram expulsos da galeria. A ação foi de encontro a uma determinação do Corpo de Guarda da Assembleia Legislativa, segundo o PM.  Em seguida, os portões foram fechados.
Os parlamentares que apoiam essa mobilização em prol do Issec informaram que tomarão as devidas providências acerca do ocorrido que, para a coordenação geral foi considerado um ato abusivo. “Estamos na casa do povo e não aceitaremos tal medida com normalidade. Não sabemos de onde partiu essa decisão, mas todos precisam saber que a Assembleia Legislativa não é um quartel militar”, concluiu Ritinha Bacana, coordenadora geral do Fuaspec.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Fuaspec na Mídia



Atenção !!
A presidente do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará ( Fuaspec), Ritinha Bacana, estará ao vivo, amanhã (13), no programa "café com Maria " a partir das 06:30hs na FM Maciço 96,3 Mhz !
Aguardamos a sua participação !

2º Caravana do Fuaspec



 Contamos com a presença de Todos!!!

Data: 14/09/17 às 08h:30
Local: Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Rua- Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa s/n . Senharão -Baturité

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Coordenadores do Fuaspec cobram a reposição do orçamento do Issec



Parlamentares cearenses foram surpreendidos com mais uma ação da comissão que busca a revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Os coordenadores do Fuaspec visitaram os gabinetes e entregaram um ofício que, na oportunidade apresenta a real situação do Issec, bem como traz a sugestão de um plano emergencial para a autarquia não passar por um colapso já nos próximos meses, como previsto pelo diretor José Olavo Peixoto.
A alternativa, conforme o documento prevê um posicionamento dos deputados requerendo que o governador Camilo Santana reponha os R$12 milhões que foram cortados do orçamento previsto para o exercício de 2017. Ainda na Casa Legislativa, os coordenadores propuseram uma doação, calculada em 25,0% da verba parlamentar dos respectivos 46 deputados, Assim, baseado no levantamento, o Issec garantirá atendimento aos 129 mil assistidos até o fim do ano.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Coordenadores do Fuaspec exigem os recursos que eram repassados para sobrevivência do Iseec


Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), através da comissão estabelecida para resolver as pendências do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (Issec), formada pelos líderes P. Queiroz, Aspramece; Rita de Cássia Gomes, Asseec; Patrícia Facó, Sindagri; Eliene Uchoa, Sindetran/CE; e Claúdio Fontenele, mestre em Políticas Públicas estiveram nessa quinta-feira (31), no Palácio da Abolição discutindo a revitalização do Issec.
Dessa vez o grupo foi recebido pelo chefe da Casa Civil, Nelson Martins, que já iníciou comunicando que haverá um novo encontro para aprofundar a discussão. Cláudio Fontenele ressaltou que a situação do Issec se agravou, e assistidos estão sem atendimento em todo Estado. “Esse ano não conseguimos colocar uma emenda na LDO no aproveitamento dos recursos do imposto de renda dos servidores, para fins de aportar recursos para o Issec. Em setembro, se não tiver nenhuma mudança de quadro, os conveniados não atenderão os assistidos. E, se o Governo não fizer nada, o Issec não terá condições de atender mais ninguém e entrará em colapso”, disparou Fontenele.
Martins rebateu informando que o Estado do Ceará é o único entre todos os estados que paga sozinho a conta da saúde. O secretário exemplificou que no Piauí a saúde é financiada pelos servidores públicos. Mas a resposta veio logo em seguida, na voz da coordenadora geral do Fuaspec, Rita de Cássia Gomes. “Se o Governo repuser as nossas perdas salariais, que já acumulam 78% sentaremos para discutir essa possibilidade”, disse.
O diretor do Issec, José Olavo Peixoto Filho, expôs que o trabalho coletivo com os coordenadores do Fuaspec, em busca de alternativas para o Issec, acontece desde meados de abril, quando tiveram uma reunião com o titular da Seplag. À época, segundo o diretor da autarquia, Maia Júnior informou que o Estado não iria apresentar nenhum plano de sustentabilidade para a instituição, desta feita toda e qualquer alternativa de sustentabilidade seria com a base sindical e associativa.
Nelson Martins prometeu levar mais uma vez a proposta ao secretário Maia Júnior, porém, mesmo com o pedido de reposição das perdas salarias dos trabalhadores, Martins alertou que se não houver a disposição das entidades de ter alguma contribuição do servidor para o Issec, a negociação não irá avançar.
Cláudio Fontenele lembrou a emenda 3999, art. 4º, da Constituição do Estado. “O serviço de saúde do Issec será custeado com recursos do Estado do Ceará, garantindo a participação do servidor por evento” completou. Cláudio também colocou que o servidor discutirá a participação financeira desde que os recursos do Issec sejam recompostos.
Vale lembrar que a redução do repasse teve início já na gestão do governador Camilo Santana que, em 2015 caiu em cerca de 5 milhões, visto que em 2014, na gestão Cid Gomes, o governo repassou, segundo fontes oficiais do Issec o montante de R$94.442.082,59 caindo para R$ 89.529.760,85 e, atualmente está R$ 75.853.064,44.  
A reunião foi acompanhada pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB) e pela assessoria do deputado Elmano (PT). No final, Carlos Felipe propôs um novo encontro na Assembleia Legislativa ainda esta semana.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Fuaspec cobra reunião com secretário da Seplag para revitalização do Issec




Coordenadores do Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais do Ceará ( Fuaspec)estiveram na manhã dessa terça-feira, 29, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag)para tratar , mais uma vez, da revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores Públicos (Issec)entretanto, por ser tratar de uma ação surpresa,os líderes classistas foram informados que o titular da pasta ,secretário Maia Junior, estava em uma reunião e não poderia atender ao grupo.


Por fim, ficou deliberado que os coordenadores retornarão ao prédio da Seplag para cobrar uma audiência com o secretário  a fim de solucionar o problema no Issec, visto que a proposta de revitalização foi criada mas desprezadas pelos parlamentares cearenses. Mesmo assim, os presidentes das respectivas associações e sindicatos permanecem vigilantes na cobrança dos repasses financeiros à autarquias.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Fuaspec completa 10 anos e lança vídeo institucional

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) completa 10 anos e lança vídeo institucional. O Fuaspec compreende a união de 30 entidades representativas do funcionalismo público estadual, englobando associações e sindicatos ligados à educação, saúde, assistência social, segurança, transito, entre outros segmentos.
Veja, assistindo ao vídeo, como tudo começou e quais são as atribuições do Fuaspec



Fuaspec organiza próxima viagem para região do Cariri



O resultado da viagem itinerante á Itapipoca, realizado pelo Fórum Unificados das Associações e Sindicatos dos Servidores públicos do Estado do Ceará (Fuaspec) foi discutido em reunião nessa terça-feira (22), na sede do sindicato Mova-se. 
Os coordenadores do Fuaspec  avaliaram a importância da viagem e já organizam o próximo encontro para  região do Cariri cearense, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, em Juazeiro e Iguatu respectivamente.
As pautas que serão levadas aos trabalhadores lotados no Cariri são: reestruturação do Issec, reforma da previdência e campanha salarial 2018.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Revitalização do Issec volta a ser debatido na Assembleia Legislativa



A atual situação do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISEEC) foi pauta discutida, na manhã desta quinta-feira (17), no Complexo das Comissões, na Assembleia Legislativa. O superitedente da autarquia, José Olavo Peixoto filho, entendeu como necessário a revitalização do Issec, proposta apresentada pela coordenação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec).
Na troca de idéias, o Fuaspec propôs ao superitedente, cobranças mais rigorosas ao Governo do Estado, diante da diminuição do repasse para despesas com a saúde dos servidores e dependentes. Os representantes dos trabalhadores pontuaram, ainda, que muitos estão tirando dinheiro das despesas básicas da família para pagar um plano de saúde.
“0 servidor está se submetendo a tirar dinheiro da alimentação dos filhos, gastando até o que o não tem para garantir exames básicos que não são mais ofertados pelo Issec”, declarou Rita de Cássia Gomes, coordenadora geral do Fuaspec.
A proposta de revitalização do Issec, construída por uma comissão técnica, tendo à frente o servidor e mestre em Políticas Públicas, Cláudio Fontenele, mas foi rejeitada pelos parlamentares cearenses ao ser solicitada como medida para a LDO de 2018.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FUASPEC VISITA INTERIOR DO ESTADO



Na manhã  desta quarta-feira (16), a coordenação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) foi recebida pelos trabalhadores lotados no serviço público estadual de Itapipoca. A 1ª caravana visa fortalecer a coletividade nas ações sindicais e associativas dos servidores públicos estaduais e, na ocasião, a coordenação já planeja o próximo evento na região do Cariri cearense. 
O encontro aconteceu na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, localizada à Rua Pergentino Araújo, no centro de Itapipoca, onde os coordenadores e servidores discutiram sobre a revitalização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), reforma da Previdência e Campanha Salarial 2018. 
“Vamos fortalecer o nosso exército para os próximos combates. Há anos estamos no prejuízo com a nossa remuneração. E, agora, querem piorar também a situação do Issec, mas não aceitaremos”, disse Rita de Cássia Gomes, coordenadora geral do Fuaspec, fazendo referência ao repasse de verbas insuficiente à autarquia. 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

1º caravana Fuaspec

                                           


Atenção servidores : A plenária do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) ocorreu no dia 02 de agosto, às 09 horas, na sede do Sindagri/CSB. Em plenária foi organizado a viagem à Itapipoca que acontecerá no dia 16 de agosto (quarta-feira). É a primeira viagem itinerante aos municípios do Ceará, uma ideia organizada pelos coordenadores do fórum.

O encontro será na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, Rua Pergentino Araújo, s/n Centro de Itapipoca, a partir das 08h00min e terá como pautas a previdência, aposentadoria, entre outras.

Eleição para Ouvidor da DPGCE

                                         

Coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) Hilda Nepomuceno (Asstds) e P.Queiroz (Aspramece) estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (11), na sede da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, com o intuito de participar, das eleições para formação da lista tríplice para escolha pelo Conselho Superior de Defensores.

O processo eleitoral teve início ainda no mês de julho quando houve as inscrições para aquelas entidades que tinham pretensão de concorrer ao cargo de ouvidor ou de apenas eleitor no processo de escolha para referida função.

Foram 66 entidades inscritas, mas apenas 51 tiveram seus pedidos deferidos. Por fim, a eleição teve início às 8 horas, mas somente às 9h30, quanto à plenária atingiu o quorum de metade mais um que os representantes começaram a votar.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

LDO estabelece aumento do salário mínimo em 2018 para R$ 979


O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira, 9, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. A LDO estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração da lei orçamentária anual.

O texto sancionado mantém a meta fiscal proposta pelo governo e prevê, para 2018, um deficit primário de R$ 131,3 bilhões para o conjunto do setor público consolidado (que engloba o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais), sendo R$ 129 bilhões para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e R$ 3,5 bilhões para o Programa de Dispêndios Globais.

A LDO estipula o aumento do salário mínimo de R$ 937 para R$ 979. Também projeta um crescimento real da economia brasileira de 2,5%, taxa básica de juros (Selic) em 9%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5% no ano e o dólar a R$ 3,40 no fim de 2018.

Esta será a primeira LDO a entrar em vigor após aprovação do teto de gastos públicos, que atrela os gastos à inflação do ano anterior, por um período de 20 anos.

Vetos. Um dos vetos foi ao item que registrava que o Executivo adotaria providências e medidas, inclusive com o envio de proposições ao Legislativo, com o objetivo de reduzir o montante de incentivos e benefícios de natureza tributária, financeira, creditícia ou patrimonial. A justificativa ao veto é que “o dispositivo poderia tornar ilegal medidas de caráter concessivo que se apresentem prementes ao longo do exercício.

Outro ponto vetado é o que previa que projetos de lei e medidas provisórias relacionadas ao aumento de gastos com pessoal e encargos sociais não poderiam ser usados para conceder reajustes salariais posteriores ao término do mandato presidencial em curso.

O governo argumentou que "a limitação prejudica a negociação das estruturas salariais com os servidores dos três poderes, impondo um marco final curto para a concessão de reajustes salariais”. O texto lembra que muitas vezes reajustes são concedidos de forma parcelada em mais de um exercício fiscal.

Fonte; Estadão