Coordenação do Fuaspec realiza reunião de planejamento neste sábado (24)
O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) realiza neste sábado (24), das 8h30 às 17h, reunião de planejamento para 2015, na sede da Fundação Sintaf (Rua Padre Mororó, nº 952 – Centro).
O encontro terá início com uma análise de conjuntura do atual momento político, sendo seguido pela discussão e construção do plano de ação do Fuaspec para este ano. Dentre os principais desafios do Fórum está o fortalecimento das lutas dos servidores estaduais e a reabertura do canal de diálogo com o governo.
Dentre as vitórias conquistadas pelo Fuaspec estão a lei que coíbe o assédio moral no serviço público, a liberação de maior número de dirigentes sindicais e a ampliação da carga horária para os servidores de nível médio (de 6h para 8h, opcional, com a devida repercussão financeira). Mas a pauta pendente é extensa. Os servidores pleiteiam a realização de concurso público; reestruturação das tabelas salariais; revisão da terceirização no serviço público, principalmente na área fim; respeito ao funcionamento da Mesa Permanente de negociação (MENP Central), bem como a criação e efetivação das mesas setoriais em todas as secretarias; dentre outras reivindicações.
O Fuaspec representa 34 associações e sindicatos de servidores públicos estaduais.
SERVIÇO
Planejamento do Fuaspec 2015
Data/hora: Sábado, 23 de janeiro de 2015, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h
Local: Fundação Sintaf (Rua Padre Mororó, nº 952 – Centro
Fuaspec busca fortalecer lutas dos servidores estaduais e cobra audiência com novo Governador
No último dia 7, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) protocolou ofício no Palácio da Abolição solicitando audiência com o novo governador do Estado, Camilo Santana. Junto ao ofício, a coordenação do Fórum anexou a pauta da campanha salarial 2015 dos servidores estaduais.
Os servidores pleiteiam a realização de concurso público; reestruturação das tabelas salariais; revisão da terceirização no serviço público, principalmente na área fim; respeito ao funcionamento da Mesa Permanente de negociação (MENP Central), bem como a criação e efetivação das mesas setoriais em todas as secretarias; liberação automática dos dirigentes sindicais, uma vez que se trata de matéria constitucional, dentre outras reivindicações.
Retomada da MENP
A Coordenação do Fórum está na expectativa de ser recebida pelo novo governador do Estado, Camilo Santana. No início de dezembro, quando o Governo do Estado realizou o Seminário de Consolidação e Validação das Propostas do Plano de Governo, os membros do Fuaspec tiveram um contato com Eudoro Santana e obtiveram a promessa de que Camilo receberia o Fórum até o dia 15 de dezembro – o que não se concretizou. Agora, os representantes dos servidores estão se organizando para cobrar, do novo Governador, a reabertura da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP Central).
Planejamento e ato público
No dia anterior (6), a coordenação do Fuaspec realizou sua primeira reunião ordinária do ano, na sede do Mova-se. Na oportunidade, os integrantes do Fórum deliberaram pela realização do planejamento estratégico 2015 no próximo dia 17, a partir das 8h30, na sede da Fundação Sintaf. O encontro terá início com uma análise de conjuntura do atual momento político, sendo seguido pela discussão e construção do plano de ação do Fuaspec para este ano.
Também foi deliberada a realização de um ato público no Palácio da Abolição, em data a ser confirmada, caso não ocorra a audiência com Camilo Santana, conforme prometido.